sexta-feira, 25 de março de 2011

ANSIEDADE - O VENENO DA VIDA

Ansiedade! Ai! Coisa que me mata é a ansiedade. Me angustia se algo demora-se a resolver, ou se não consigo resolver. É problema certo. Logo fico de mal humor. Se espero alguém e esse alguém não aparece, fico uma pilha de nervos. Se planejo algo e por algumas razões não consigo realizar, fico triste e chateada.

Infelizmente muitos de nós somos assim. Pegamos os pesos em nossas costas e queremos de qualquer maneira levar isso até o final, e muitas vezes sem ajuda. Queremos resolver e pronto. Algumas pessoas ansiosas são também perfeccionistas. Pronto, aí é que é um problemão! Ficamos ansiosos em terminar algo, em fazer algo, mas com uma condição, que saia tudo perfeito. E aí vem o stress, a agonia, o nervoso... sabe por quê? Nós não somos perfeitos! Haverá erros em algum momento. E então, a inquietude permanece. E não adianta puxar os cabelos, viu?!

Pessoas ansiosas tendem também a querer adiantar o futuro. É o problema de sofrer por antecipação. Não se sabe o que vem amanhã mas já começa a pensar muitas coisas. Gente, é diferente de planejar algo para o futuro. Planejar o amanhã, ok! Sofrer pelo amanhã, não! Me tiro como exemplo (péssimo exemplo): se hoje alguém me diz simplesmente, com um tom de seriedade, "quero falar com você", eu já começo a pensar mil e uma coisas!! Posso não ter feito nada, mas pode saber que eu vou ficar o dia ou noite toda, que seja, pensando o que poderá ser. E então o coração acelera, não consigo pensar em mais nada, não faço nada direito. Inquietação! Em um certo período de minha vida, a "long time ago", estava eu em casa limpando a varanda, quando de repente a vassoura quebrou. Meus pais não estavam em casa, só eu e minha irmã. Chorei até dizer chega pensando o que meus pais iriam fazer. Imaginei que iria apanhar muito. Sabe o que fiz? Fugi de casa! Sim, saí de casa com medo de apanhar porque quebrei a vassoura! Tá, uma fugidinha de algumas horas, mas fugi. Cheguei em casa toda murcha e sabe o que aconteceu? Nada, absolutamente nada! Ninguém me bateu, ninguém reclamou comigo. Viram a vassoura quebrada, perguntaram o que aconteceu, explicamos (precisei da ajuda de minha irmã porque eu estava agoniada) e pronto. Eu sofri pensando o que ia acontecer depois, nem esperei meus pais chegarem para eu explicar o que aconteceu.

Este é o nosso maior problema. E eu agora te pergunto: o que está te deixando ansioso? Quais suas preocupações? Que problemas você tem que resolver? Tenho um conselho que estou tomando para mim mesma: “Nós estamos nas mãos de Deus. Lance sobre Ele suas ansiedades, grandes ou pequenas, antigas ou recentes, reais ou imaginárias.”, é o que me diz a Bíblia. Jesus disse: "Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e acharei descanso para a vossa alma. Porque meu jugo é suave e o meu fardo é leve" Mt 11:28-30. Isso mesmo! Jesus está pedindo para que você entregue suas preocupações a Ele. Afinal quem mais sabe do amanhã a não ser Deus? Ele é o dono do tempo. Ele pede para que você entregue todas as coisas nas mãos dEle e Ele vai te deixar aliviado, calmo, descansado. Não há nada em nossas vidas que Deus não possa resolver. Ele conhece tudo! E volto a dizer, basta apenas você confiar.

0 comentários:

Postar um comentário